DESTAQUE

terça-feira, 5 de julho de 2011

Globetrotters - Um Show de Basquetebol

Os Globetrotters

O time de basquete "Globetrotters" foi criado pelo empresário Abe Saperstein em 1926, no Estado de Illinois, inicialmente recebendo o nome de "New York Globetrotters". Em 1930, o empresário mudou o nome da equipe para "Harlem Globetrotters", para enfatizar que todos os jogadores eram negros, já que o Harlem é o nome do bairro negro de Nova York.

As palhaçadas em quadra que fariam a fama do time só começaram em 1939, com jogador Inman Jackson, apelidado de "Príncipe Palhaço" do time: ele girava a bola na ponta dos dedos, a escondia atrás das costas e a torcida ia à loucura quando fingia fazer um passe e a bola continuava em sua mão. Em 1940 os Trotters se sagraram Campeões do Mundo. Imbatível, o time transformou-se anos mais tarde numa equipe apenas de exibições.

Nos anos 70 a equipe era formada por Lemon, Neal, Ausbie, Gip , Joe Mason, e Pablo Rodrigues, entre outros, inspirou os produtores da Hanna-Barbera a produzirem a primeira versão animada do time.

A equipe ainda existe e atualmente é composta por Special K Daley, Scooter Christensen, Big Easy Loftonand, Flight Time Lang, entre outros. Eles aparecem de vez em quando como convidados de algum programa popular, como foi o caso dos reality shows "Hell´s Kitchen", "John & Kate Plus 8", "The Bachelorette" e "The Amazing Race".


O Desenho

Em 1970 a Hanna-Barbera resolveu transformar a equipe em protagonistas de um desenho animado que levava seu nome. Os personagens também fizeram várias participações especiais em "The New Scooby-Doo Movies" até 1973.

Em 1979 com o desenho Os Super Globetrotters, nascia a segunda versão animada do famoso e carismático time de basquete americano.

Após dois meses de exibição, Os Globetrotters uniram suas forças com um certo lagarto gigante e formaram o "The Godzilla/ Globetrotters Adventure Hour."

Dois dos heróis criados para o desenho são inspirados nos heróis roqueiros de Os Impossíveis. Homem-Fluído e Multi-Homem, além de nomes homônimos, possuem habilidades idênticas aos heróis de 1966. Nem mesmo o Homem-Espaguete escapa de uma comparação com Coyol, o Homem-Mola.


Dubladores
Herbert Richers

Júlio César ... Multi-homem
Ayrton Cardoso ... Homem-variedade
João Jacy ... Homem-fluído
Francisco Turrelli ... Homem-espagueti
Arnaldo Cazela ... Homem-esfera
Mário Monjardim ... Globo da Lei
José Santanna ... Locutor


O desenho mostra a vida dos Harlem Globetrotters, um time de basquete formado por jogadores com super poderes, que enfrentam times de super vilões, na quadra de basquete, sendo que o jogo sempre vale algo importante. Os cinco jogadores entram em seus armários e no meio do jogo, saem com super poderes. Sempre começam o jogo com grande desvantagem, mas com os super poderes, ganham o jogo. Recebem a missão de um satélite contra o crime.


Personagens

  • Nate Branch/Homem Fuido (Liquid Man) - Pode se transformar em água.
  • Freddie "Curly" Neal/Homem Esfera (Super Sphere) - Pode encolher os membros na cabeça, quicar e crescer. Sua cabeça tem o formato de uma bola de basquete.
  • James "Twiggy" Sanders/Homem Spaghetti (Spaghetti Man) - Pode usar o corpo se esticando, como uma corda ou uma escada.
  • Louis "Sweet Lou" Dunbar/Homem Gizmo (Gizmo) - Tem um imenso penteado afro "black power", ed onde ele consegue tirar uma série de bugigangas, uma que sempre ajuda na conjuntura do momento.
  • Hubert "Geese" Ausbie/Multi-Homem (Multi Man) - Pode se multiplicar e surpreender os inimigos.

2 comentários:

Áureo Lopes disse...

Lembro demais desse desenho!!

Anônimo disse...

Maravilho,desenho legal.principalmente p/ crianças! É puro espirito esportivo!

Postar um comentário