DESTAQUE

domingo, 3 de abril de 2016

Desenhos Antigos da TV Globinho


Barbapapa é o nome de uma uma família de personagens criados em Paris pela arquiteta francesa Annete Tison e pelo professor americano Talus Taylor no início dos anos 1970[1].
Segundo a autora, o termo "Barbapapa" é inspirado no francês para "algodão doce". Barbapapa o personagem original, apareceu inicialmente no livro de mesmo nome[2].
É um ser basicamente em forma de "joão-bobo" cor-de-rosa, mas capaz de moldar-se à forma dos mais variados objetos. Mais tarde, juntou-se a ele Barbamama e mais sete filhotes, cada qual dotado de uma cor e de uma habilidade específica, geralmente explicitada em seus nomes, sempre iniciados com "barba-", assim formando a família Barbapapa.
Os personagens deram origem a uma longa seqüência de livros infantis, onde os barbapapas exploram suas habilidades pessoais e polimórficas para resolverem problemas e ajudarem as pessoas.
No Brasil ficaram mais conhecidos pela série de animação com episódios curtos, exibida pela TV Globo no final dos anos 1970, embora muitos livros de atividades e até um disco com suas músicas tenham sido lançados no país com razoável sucesso[3].
A série de TV, uma co-produção da Holanda e Japão, de 1973, chegou a 45 episódios, exibidos em vários países[4]. Em 1999, os barbapapas voltam à TV com a série "Barbapapa autour du monde", na qual a família viaja pelos mais variados cenários do mundo[5].
PERSONAGENS
§ Barbapapa: É o pai da família. Tem a cor rosa.
§ Barbamama: A mãe da família. Tem a cor preta e sempre ostenta flores na cabeça, como todas as "garotas" da família.
§ Barbabela: (Barbabelle,(em inglês)/(em francês)) A mais vaidosa, sempre preocupada com a aparência. Tem a cor lilás.
§ Barbaclic: (Barbabright(em inglês)/Barbibou(em francês)) Extremamente curioso, gosta de ciências. É azul.
§ Barbacuca: (Barbalib(em inglês)/Barbotine(em francês)) É estudiosa e gosta de livro. Tem a cor laranja.
§ Barbalala: Gosta de música. Tem a cor verde.
§ Barbaploc: (Barbabravo(em inglês)/Barbidur(em francês)) É o esportista da família e gosta de bancar o detetive. Tem a cor vermelha.
§ Barbatinta: (Barbabeau(em inglês)/Barbotine(em francês)) Gosta de pintura. É preto e o único barbapapa com pêlos.
§ Barbazoo: É o amigo dos animais e plantas. Tem a cor amarela.
DUBLADOR
Sílvio Navas – Vários
MIO & MAO
Mio e Mao eram dois gatinhos feitos de massinha (em clay, na verdade, uma massa de modelar profissional para acabamentos, até hoje dificil de achar no Brasil), de uma série de animações que passavam no programa Globinho Supercolorido, na Rede Globo. Os dois gatinhos agiam como criançinhas em histórias completamente sem pé nem cabeça.


Mas o sucesso se deveu à animação e seus belíssimos movimentos dos personagens, que frequentemente se fundiam uns aos outros, e/ou criavam uma forma abstrata (ou não) de qualquer outra coisa.

Programa
O Globinho Supercolorido, por sua vez, merece elogios à parte. Foi o primeiro telejornal para o público infanto-juvenil da televisão brasileira. Nos dois primeiros anos não tinha apresentador, era narrado pelo Sérgio Chapelin. Mas de 1977 a 1983 foi apresentado pela jornalista Paula Saldanha. Uma outra animação que também era exibida no programa era a Família Barbapapa - cujo clubinho este que vos escreve era sócio, e recebia esporádicas correspondências.
video video video video video video

28 comentários:

Vivian disse...

Olá, tudo bem? Vim agradecer pela atenção dada ao meu blog, que bom que existe mais pessoas que compartilham as mesma coisas no mundo da Internet! Obrigada e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

my god

Anônimo disse...

tv globinho por favor bota de novo os sipsom

barredis disse...

como se chama aquele desenho que passava no globinho, onde um lápis desenhava o boneco e a estrada que ele passava?

Anônimo disse...

Eu vi um desenho na internet que se chama a turma da pesada .Esse desenho passava no xou da xuxa no fim dos anos 80.Eu gostaria que vocês colocasse na tv globinho as meninas irão adorar.Esse desenho é muito parecido com as três espiãs demais.

Anônimo disse...

Gostaria que vocês reprisassem o desenho a turma da pesada que passava no xou da xuxa no final dos anos 80.

Anônimo disse...

parabens tv globinho pelo seu sucesso des de quando eu tinha 7 anos eu assistia tv globinho agora eu tenho 16 nao da para mim assisti todos os dias mais eu assisto ainda por favor coloque no ar O MEU DESENHO PREFERIDO BLAYBLAYDE por favor obridado pela atençao

Anônimo disse...

tv globinho os desenhos sao maravilhosos eu nao pergo um dia so eu queria quer voces passasa de novo os padrios magico

Anônimo disse...

eu quero que volte a passa dragon ball z

Anônimo disse...

eu quero que passe o ultimo capitolo da caverna do dragão na tv globinho

andre araujo disse...

bom dia tv globinho meu nome é andré eu não perco um só dia de programa eu gostaria não só eu mais como muitos telespectadores que voltasse os desenhos do himem pawer ranger caverna do dragão free willy super mario

Anônimo disse...

eu gostei mas eu queria q voltasse para a tv globinho as tres espias de mais e o melhoe desenho

Anônimo disse...

por favor passe tander ketis

Anônimo disse...

gosto de assistir akcarli

07041985 disse...

adorei este desenho antigo muito legal vcs falam de mim no progra mas fala quinta-FEIRA PORQUE AMANHA EU TENHO AULA TA EO BOB ESPONJA QUE EU GOSTEI MAIS TAAAAAAAAAAAAAAA BEIJOS STEFANE TCHAUUUUUUUUU

Anônimo disse...

por favor volte a passa meu desenho preferido dragon ballz

Anônimo disse...

ola meu nome é lucas e gosto muito da tv globinho é um programa excelente vcs estao de parabens assisto os desenhos da tv globinho que sao otimos deis quando tinha 5 anos agora vou fazer 14 anos dia 06 de maio e vcs podem contar comigo pois senpre levarei a tv globinho no meu coraçao queria muito que um desenho voutace se chama dragao ball e um dos maiores sucesos de vcs muito obrigado vcs marcaram a minha infancia

Anônimo disse...

ola adoro a tv globinho mas queria que voltasse a passar os seguintes desenhos:she-ra,He-mam, os tander cats,os esmurfs,os ursinhos game,tres espias demais,bob esponja. obrigada.

daniella ysllana paulino morais disse...

Eu adoro atnglobinho mais queria que voutase as tres enpian

Anônimo disse...

queria que passase de volta tv globinho no lugar dessa chata da fátima bernarde

Anônimo disse...

eu adoro tv globinho eu quero que ela volte eu assisto agora na band mas meu idolo e tv globinho chega encomtro chato por isso voces tao perdendo pra sbt

Anônimo disse...

quero muito que a tv globinho volte a anima as manhas do globo.

Valmir Tentemplis Martins disse...

Tinha um desneho na TV globinho no final dos anos 70 em que a classe de alunos viajavam para uma dimensão paralela através do quadro negro . Alguem lembra ? tenho apenas vaga lembrança do desenho .

Se alguem lembrar me avise , estou tentando lembrar do nome.

Ps e videos do desenho: "Pequeno polegar detetive particular"

email: vttmartins@hotmail.com

Michel Nacif de Araujo disse...

Esse desenho se chama "La Linea". Se desejar tê-los, me avise, pois tenho 3 CD's com dezenas deles! Mando para você, via Internet, sem custo algum. Só pelo prazer de compartilhar!

Emerson Jose disse...

Será recebido com muita alegria. Por favor veja a possibilidade de mandar via correios, pois minha net pra baixar é ruim. Por favor, pense nisto - meu e-mail ejose1972@bol.com.br

Anônimo disse...

Amei o blog!! Muito bom matar as saudades dos Barbapapas e Mio & Mao. Quem não curtiu não teve infância!! Obrigada!!

Anônimo disse...

Viajei à Itália e lá eles vendem bijouterias e adesivos dos Barbapapas nas bancas de jornais. Na Suíça encontrei bonecos infláveis dos Barbapapas. Claro que comprei!! Rsrs. Saudades dessa época. Poderia voltar a passar os desenhos na TV, para outras gerações terem a oportunidade de conhecê-los. Obrigada pelas publicações, lindo esse Blog. Parabéns!!

Antonoly disse...

Barbapapas era bom demais, lembro de ter visto esse desenho com meus 5 6 anos de idade. Muito bom relembrar!

Postar um comentário